Home Ecologia Como o consumismo afeta o meio ambiente?

Como o consumismo afeta o meio ambiente?

by rafaelteoc

Por Vivianne Paixão, jornalista

Estamos vivendo uma pandemia sem precedentes na história da humanidade e que aproveitou a globalização para se expandir e entranhar na sociedade. São bilhões de pessoas que, em algum momento, perderam a racionalidade do ato de comprar e passaram a fazer deste o (des)caminho para a felicidade. O ato de consumo em si não é um problema. O erro é quando o consumo de bens e serviços acontece de forma exagerada, levando à exploração excessiva dos recursos naturais e interferindo no equilíbrio estabelecido do planeta.

Você já parou para pensar na quantidade de coisas que acumula simplesmente por apego ou até mesmo por falta de percepção? Que tal dar a sua contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta e, assim, ampliar os impactos positivos e diminuir os negativos causados pelo consumo no meio ambiente, na economia e nas relações sociais? 

Conforme a ONG World Wide Fund for Nature (WWF), a população mundial consome cerca de 30% a mais do que o planeta consegue repor. É por meio da constante inovação que se encontra a forma mais sutil e não menos problemática de garantir a rápida absorção no mercado. Influenciadas pelos apelos publicitários em uma sociedade cada vez mais pautada na aparência e na ostentação, muitas pessoas acabam não percebendo que gastam e até contraem dívidas desnecessariamente. 

A aposentada Audna Maria, de 63 anos, assume que, durante anos da sua vida, foi muito consumista, mas, com a pandemia, novas necessidades surgiram e outras prioridades de compras emergiram em um cenário de grandes incertezas. Além disso, ela garante que criou uma consciência ambiental.  “Acredito que estou mais controlada, pois não estou saindo de casa, e, também, com outra visão de mundo. Estou mais consciente, principalmente em tudo que se reflete no planeta Terra”, diz.    

Há uma dica para um consumo mais consciente, conhecida como os 4 Rs: repensar, reduzir, reutilizar e reciclar. Eduardo Camargo, engenheiro agrônomo e gestor do setor de limpeza urbana há mais de 20 anos, explica como aplicar os 4Rs no cotidiano e impactar positivamente o planeta. “O dever de casa é repensar seus atos de consumo; reduzir o consumo; reutilizar os materiais que parecem não ter mais utilidade; e reciclar o lixo”, pontua.

Consumo consciente

Imagine se toda a sua vida tivesse que caber em uma mala de mão? É exatamente isso que a arquiteta e escritora Karen Bussacarini fez há pouco mais de três anos. Casada e mãe de dois pequenos, ela apostou na prática do consumo consciente e foi uma decisão acertada para toda a família. O estilo de vida adotado levou os quatro a percorrerem vários países sem consumismo e apenas com uma bagagem cada um.

Mas, antes de ganhar o mundo, Karen exibiu, orgulhosa, na sua página no Instagram, uma foto com oito sacos de lixo contendo roupas, sapatos e acessórios de apenas um armário da sua casa. “A meta é que toda a nossa vida caiba sempre em apenas uma mala de mão para cada um. E, assim, estaremos livres para viver apenas com aquilo que precisamos, porque o que realmente importa não cabe nas mãos, muito menos em malas. Estamos em busca de um novo olhar sobre a vida, levando na bagagem apenas memórias e muito amor no coração”, inspira.