196
Materiais produzidos por alunos da Universidade Veiga de Almeida visam conscientizar sobre desperdício na alimentação
Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos produzidos no mundo são jogados fora no processo de produção e consumo. No Brasil, cerca de 50% da comida produzida é descartada. Com a proposta de estimular o uso integral dos alimentos, tanto para redução do lixo como para melhor absorção de nutrientes, os alunos do curso de Nutrição da Universidade Veiga de Almeida (UVA) desenvolveram 12 e-books gratuitos, que estão disponíveis para download no link https://www.feiramakeruva.com. br/nutricao-tijuca .
As cartilhas trazem orientações sobre uso das leguminosas, frutas, vegetais, entre outros alimentos – a exemplo da abóbora, beterraba e banana considerados os “super versáteis” -, além de informações nutricionais detalhadas, receitas exclusivas criadas pelos alunos e dicas de como manter uma dieta saudável.
A produção dos e-books é o resultado de trabalhos elaborados na disciplina Meio Ambiente e Saúde, sobre a orientação da professora Monica Mesquita, que explica: “O objetivo era que a partir de problemas concretos – no caso o desperdício e a produção excessiva de lixo – os estudantes fossem estimulados a propor medidas práticas para a promoção, proteção e recuperação da saúde”.
As alunas do 1º e 3º períodos Daniele Costa, Larissa Câmara, Lílian Boaventura, e a ex-aluna Marcelle da Silveira, criaram receitas de aproveitamento completo da beterraba. “Acreditamos que muita informação não chega até a população. Queremos mostrar como é possível fazer pratos divinos com produtos naturais e minimamente processados”, destaca Lílian. O grupo incluiu informações sobre os benefícios do vegetal na refeição e informações sobre a importância de comer alimentos naturais para evitar doenças crônicas.
Para a aluna Pryscylla Louro, os e-books são uma maneira de mostrar à população que uma alimentação saudável pode ser econômica ao evitar o desperdício. “Nosso objetivo é educar e levar ferramentas para promover a sustentabilidade social, facilitando o aproveitamento de alimentos”, ressalta a estudante.
Os e-books foram apresentados na Feira Maker, que aconteceu virtualmente este ano, como parte do projeto pedagógico da UVA que visa estimular os estudantes a criarem soluções para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.