CEO e especialista da Oceano resíduos comenta detalhes importantes sobre o assunto
Pesquisa publicada recentemente na Frontiers in Forests and Global Change trouxe dados novos sobre a importância das florestas tropicais para o planeta, e o especialista e CEO da Oceano Resíduos comenta os detalhes sobre o assunto.
Proteção, expansão e melhor gestão das florestas do mundo representam algumas das soluções naturais mais promissoras para o problema de manter o aquecimento global abaixo de 1,5-2 graus e com isso alcançar o cumprimento do Acordo de Paris.
“Enquanto as florestas do mundo conseguem coletivamente resfriar o planeta em cerca de 0,5º, as Florestas Tropicais sozinhas alcançam cerca de 1, servindo como proteção às cidades de ondas de calor” — Rafael Zarvos
As preocupações sobre o desmatamento desenfreado nos trópicos alertam sobre os impactos negativos no clima e nas comunidades ao redor das florestas.
”Acontece que as políticas climáticas até agora, têm focado os estudos apenas nos estoques e sequestro de carbono das florestas tropicais para avaliar o potencial destas na mitigação do aquecimento global, vez que as florestas desempenham um papel fundamental no resfriamento da superfície do planeta ao capturar o dióxido de carbono do ar. Entretanto, o resfriamento da terra pelo sequestro do gás carbono na atmosfera representa apenas dois terços da sua capacidade de captura do CO2. A pesquisa também descobriu que um terço vem da capacidade das Florestas Tropicais de criarem nuvens, umidificar o ar e em seguida liberar produtos químicos de resfriamento”, complementa o especialista.
As árvores tropicais são grandes umidificadores de ambiente, elas “bombeiam” água do solo que em seguida, são “lançadas” de suas folhas de maneira semelhante ao processo de transpiração. A partir daí se transforma em nuvens que vão atuar de maneira similar à neve e ao gelo do Ártico, refletindo a luz do sol mais alto na atmosfera, resfriando assim o ambiente. Já os compostos orgânicos liberados pelas árvores irão reagir com outros componentes químicos presentes na atmosfera para criarem um efeito de resfriamento líquido.
“As Florestas Tropicais tem uma importância central no combate ao aquecimento global, uma vez que armazenam 25% de todo gás carbônico emitido no planeta. A sua preservação não é apenas de interesse local mas sim, interesse de todos”, finaliza Zarvos.