Concedida pela primeira vez pela Fundação Vanzolini a empresas de transporte público, a certificação A2S avaliou o uso de equipamentos de proteção individual e coletiva, limpeza e desinfecção, manutenção de equipamentos e edificação, entre outros itens
A Fundação Vanzolini reconheceu todas as 11 estações de metrô da Linha 4-Amarela e as 17 da Linha 5-Lilás como ambientes seguros e saudáveis. Por esse reconhecimento, as linhas — operadas e mantidas pela ViaQuatro e ViaMobilidade Linha 5-Lilás — receberam da instituição o selo A2S 5 estrelas.
Por meio da avaliação de protocolos rigorosos, realizada por auditores com formação na área da saúde, como médicos e enfermeiros, entre outros, a certificação comprovou que os ambientes das linhas 4-Amarela e 5-Lilás atendem a requisitos específicos de gestão sanitária para a prevenção e biossegurança, no que diz respeito à proliferação de organismos nocivos à saúde, como, por exemplo, os vírus da gripe H1N1, H3N2 ou o SARS-CoV-2, causador da pandemia da Covid-19.
As informações sobre a certificação foram afixadas nos trens e estações, e serão exibidas nos monitores de vídeo para mostrar aos usuários que os ambientes prezam pela gestão das boas práticas de limpeza e sanitização.
De acordo com a coordenadora do selo A2S – Ambiente Seguro e Saudável, da Fundação Vanzolini, Flávia Corrêa Ferreira –, “a certificação contribui com a sistematização dos processos de limpeza dos locais de grande circulação, com vistas a dar maior segurança aos usuários, clientes e colaboradores que acessam esses espaços. O objetivo é o público ter a tranquilidade e o conhecimento de que o local aplica uma gestão sanitária eficiente e responsável”.
Os ambientes da ViaQuatro e ViaMobilidade Linha 5-Lilás são os primeiros do setor de transporte público a receberem a distinção. As concessionárias foram avaliadas e certificadas, entre outros itens, por conta do processo de sanitização por nebulização que realizam diariamente em trens e estações desde novembro de 2020, como forma de minimizar o impacto da transmissão do coronavírus entre os passageiros e colaboradores.
Foram analisadas a higienização dos espaços, a qualidade do ar nas estações — com ênfase nos sistemas de ventilação e exaustão –, a obrigatoriedade do uso de equipamentos de proteção individual, a gestão na prevenção de infecções nos ambientes de trabalho, a desinfecção de ambientes comuns e sanitários, e a manutenção e conservação das redes de água. A capacitação de profissionais quanto ao descarte correto de resíduos e gestão da limpeza também foi avaliada.
“Ficamos muito satisfeitos com o reconhecimento por parte da Fundação Vanzolini. Receber o selo A2S demonstra que temos um compromisso, em todos os setores, com a segurança de quem circula por nossas estações, sejam passageiros ou colaboradores”, diz Maurício Dimitrov, diretor da ViaQuatro e da ViaMobilidade Linha 5-Lilás. Segundo ele, as concessionárias sempre tiverem preocupação em manter o ambiente saudável, mas o assunto ganhou ainda mais força durante a pandemia do coronavírus. “As medidas foram intensificadas e os resultados desse esforço são agora publicamente reconhecidos”, completa.
Crédito: Chácara Klabin – ViaMobilidade