Companhia também adota medidas para diminuir do consumo de água e estabelece padrões globais de sustentabilidade.
A Haleon, companhia líder global de consumo em saúde, dona das marcas Advil, Sensodyne, Centrum, Corega, ENO e Sonrisal, anuncia avanços suas metas ambientais, com o objetivo de reduzir o consumo de plástico. Em 2024, o foco da companhia é em combater o impacto ambiental dos cremes dentais, com a adoção de um novo processo de fabricação e materiais de embalagem mais sustentáveis.
Para os próximos anos, a Haleon identificou diferentes maneiras pelas quais pode reduzir ainda mais o impacto ambiental de seus produtos:
Otimização da produção:
A Haleon está prestes a lançar um processo de fabricação mais sustentável de seu portfólio do creme dental Sensodyne. A nova técnica reduz pela metade o tempo necessário para produzir o produto, diminuindo significativamente o uso de água durante o processo. Uma vez totalmente implementado, a Haleon espera que as economias de energia sejam equivalentes à quantidade necessária para ferver aproximadamente 1,85 milhão de chaleiras cheias de água por ano. O primeiro lote comercial usando o novo processo foi produzido pela Haleon Reino Unido, mas com planos de expandir o processo internacionalmente ao longo do tempo.
“Como líder global de saúde do consumidor, acreditamos que a Haleon está em uma posição estratégica para entender e ajudar a enfrentar uma série de barreiras sociais e ambientais que impedem as pessoas de alcançar uma melhor saúde diária, o que inclui a preocupação constante com a preservação do meio ambiente”, destaca Yanir Karp, presidente da Haleon para o Brasil.
Tornar os tubos de pasta de dente prontos para reciclagem:
Como parte de seu objetivo mais amplo de tornar toda a embalagem reciclável ou reutilizável até 2030, a Haleon superou sua meta de produzir um bilhão de tubos de creme dental prontos para reciclagem, dois anos antes de seu alvo original de 2025. Até agora, 1,2 bilhão de tubos prontos para reciclagem foram lançados – um marco na jornada da Haleon em direção à realização de uma economia circular para a embalagem de seus produtos.
Redução de plástico virgem:
A Haleon também está buscando substituir 700 milhões de tampas de plástico virgem de tubos de creme dental na Europa por versões de bio-resina feitas a partir de resíduos. Trabalhando em conjunto com fornecedores, tem como objetivo eliminar cerca de 2.000 toneladas de plástico virgem da cadeia de suprimentos. A companhia planeja usar aprendizados do projeto em outras regiões geográficas e categorias enquanto continua a trabalhar em direção ao seu objetivo mais amplo de reduzir o uso de plástico à base de petróleo virgem em um terço em comparação com 2022 até 2030.
Iniciativas no Brasil:
No Brasil, a empresa opera uma fábrica em Jacarepaguá, situada na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, atendendo não apenas o mercado nacional, mas também o da América Latina. Esta unidade fabril destaca-se por ser a uma das principais unidades da companhia a produzir o multivitamínico Centrum e o creme dental Sensodyne.
Além de sua produção de excelência, a fábrica adota uma série de iniciativas ambientais importantes. Entre elas, destacam-se programas como o sistema de reuso de água e o tratamento de efluentes, os quais possibilitam a reutilização de aproximadamente 25 milhões de litros de água por ano. Essa prática não apenas reduz significativamente o consumo de água, mas também ressalta o compromisso da empresa com a sustentabilidade ao aproveitar recursos hídricos de forma responsável.
Outro ponto importante é geração de energia da fábrica, que caminha na direção da utilização de fontes limpas e certificadas. Atualmente, parte da energia elétrica consumida na unidade fabril é proveniente de fontes renováveis, o que corresponde a 55% de toda a energia consumida no site. De acordo com Graziela Soares, Diretora Industrial da fábrica Haleon, “a unidade ainda está trabalhando ativamente para reduzir suas emissões de carbono, reforçando o compromisso da Haleon com as mudanças climáticas.” Essa abordagem ecoconsciente se estende à instalação de painéis solares no telhado da fábrica, demonstrando um compromisso tangível com a energia solar e a redução da pegada de carbono.
A unidade também estabeleceu metas de redução e circularidade de resíduos e embalagens, implementando uma série de medidas para garantir que os resíduos gerados sejam reaproveitados, evitando assim a sua disposição inadequada no meio ambiente. Atualmente, 80% de todo resíduo gerado pelo site é circular e 81% das embalagens são recicláveis. Além disso, a Haleon também aderiu ao programa de logística reversa desenvolvido pela EuReciclo, assegurando a compensação de 100% das embalagens geradas pela empresa, que em parceria com as centrais de triagem (operadores privados e organizações de catadores) de todo o Brasil, garante a destinação correta de embalagens equivalentes à da marca.
“No Brasil, entendemos que, desde o surgimento da companhia em 2022, tivemos progressos significativos em diversas frentes para atender nossa estratégia e impulsionar o nosso crescimento de forma sustentável, o que nos dá confiança de que estamos no caminho certo para alcançar o sucesso a médio e longo prazo”, reforça Graziela Soares.