Agustín Pichot, presidente da Fortescue Future Industries Latin America, juntamente com a equipe de liderança da empresa, reuniu-se com os líderes brasileiros Alexandre Silveira, Ministro de Minas e Energia do Brasil; Elmano de Freitas, Governador do Estado do Ceará e os Senadores Cid Gomes e Augusta Brito.
Na reunião, Agustín Pichot ratificou o potencial que o Brasil tem para capitalizar as oportunidades apresentadas pelas energias renováveis e pelo hidrogênio verde, bem como reforçou às autoridades a necessidade de desenvolver legislação que estimule o desenvolvimento desta indústria.
Pichot, também reforçou o compromisso da Fortescue em desenvolver projetos verdes no país e compartilhou o andamento do Projeto Pecém, que será desenvolvido no nordeste do país, no estado do Ceará.
“O Brasil tem ótimas condições para desenvolver projetos de hidrogênio verde e se tornar um polo produtor da região e do mundo. É vital a colaboração, facilitação e empenho das autoridades estaduais e nacionais para que o Projeto FFI se torne uma realidade no país. O desenvolvimento de regulamentações adequadas permitirá que a indústria alcance todo o seu potencial”, declarou Agustín Pichot, presidente da Fortescue Latin America.
Atualmente, o Projeto Pecém encontra-se em fase de pré-viabilidade, desenvolvendo os Estudos de Impacto Ambiental e Social, que permitirão selecionar as melhores opções para produzir hidrogênio verde na região, contemplando a proteção da biodiversidade e das comunidades que serão projetadas ainda mais tarde em a fase de viabilidade.
Sobre a Fortescue Future Industries (FFI)
A Fortescue Future Industries (FFI) é uma empresa global de energia verde comprometida em produzir hidrogênio verde com carbono zero a partir de fontes 100% renováveis.
O hidrogênio verde é um combustível de emissão zero que, quando usado, não produz nada além de água. É uma solução prática e implementável que ajudará a revolucionar a forma como fornecemos energia ao nosso planeta: ajudando a descarbonizar a indústria pesada e a criar empregos globalmente.
A FFI está liderando a revolução industrial verde, desenvolvendo soluções de tecnologia para indústrias difíceis de descarbonizar, enquanto constrói um portfólio global de projetos renováveis de hidrogênio verde e amônia verde com o objetivo de produzir 15 milhões de toneladas por ano de hidrogênio verde até 2030, subindo para 50 milhões de toneladas por ano na década seguinte.
A FFI também está liderando o esforço mundial para ajudar a descarbonizar setores de difícil redução e é responsável pela descarbonização de uma das maiores empresas de recursos do mundo até 2030 – nossa empresa controladora Fortescue Metals Group (ASX FMG).
Mais informações em ffi.com.au