De acordo com Éber Feltrim, CEO da SIS Consultoria, a adoção de práticas sustentáveis pode reduzir custos e atrair investimentos
Em um mundo no qual a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade estão em constante crescimento, é crucial que todas as áreas da sociedade se envolvam na adoção de práticas mais conscientes e responsáveis. Isso inclui, sem dúvida, o setor de saúde, especialmente clínicas e ambientes hospitalares, que desempenham um papel vital no cuidado e na recuperação de indivíduos.
Contar com medidas de apoio a causas sustentáveis em clínicas e ambientes hospitalares vai além de uma tendência atual. É uma necessidade urgente e uma responsabilidade ética. A saúde e o meio ambiente estão intrinsecamente ligados e ações irresponsáveis podem ter consequências diretas e indiretas na qualidade de vida das pessoas.
Para Éber Feltrim, especialista e consultor de negócios na área da saúde e CEO da SIS Consultoria, existem maneiras para promover a conscientização ambiental entre os colaboradores de clínicas e hospitais, incentivando-os a adotar práticas mais sustentáveis. “Na SIS, por exemplo, temos o ‘Projeto Sustente Esta Ideia’, que tem o objetivo de promover o cuidado com o ambiente em que vivemos em busca de uma maior preservação do nosso planeta. Queremos despertar na população, nas crianças e em nós mesmos, entendimento sobre a importância ambiental e como é fundamental ser uma empresa socialmente responsável, realizando ações em busca de um mundo melhor”, relata.
Além de receber benefícios fiscais e atrair consumidores que tenham um propósito ambiental, Feltrim aponta que clínicas e hospitais podem ser beneficiados financeiramente ao adotar práticas sustentáveis. “Uma pesquisa realizada pela McKinsey sobre negócios e sustentabilidade, constatou que 33% das empresas que estavam integrando práticas sustentáveis para melhorar a eficiência conseguiram reduzir seus custos operacionais. Isso porque, além de reforçar e melhorar a imagem da marca, fornecendo às clínicas e hospitais uma vantagem competitiva, esse tipo de movimentação minimiza os gastos e aumenta a produtividade. Vale mencionar ainda que as práticas sustentáveis são um atrativo para novos investidores e melhora a retenção de colaboradores”, pontua.
Entre as principais práticas sustentáveis que podem ser implementadas na gestão de clínicas e hospitais estão:
- Contar com um sistema de gestão de resíduos;
- Implementar práticas de coleta seletiva;
- Reduzir o consumo de papel, imprimindo somente o necessário;
- Reciclar e reutilizar resíduos, principalmente materiais eletrônicos, que costumam ser descartados em lixo comum;
- Eliminar desperdícios de matéria-prima e energia.
De acordo com o CEO da SIS Consultoria, o principal desafio ao adotar medidas mais sustentáveis é a mudança de paradigma. “Quando, por exemplo, implementamos uma cultura paperless em uma clínica que sempre utilizou papéis para a realização de qualquer procedimento, é comum que os colaboradores não se acostumem do dia para a noite. Por isso, contar com uma equipe comprometida e engajada faz toda a diferença para essa mudança de cultura, auxiliando na adoção dessas práticas”, finaliza.