Home Gestão Sustentável Veolia reúne especialistas em Fórum Internacional de Resíduos perigosos na América Latina

Veolia reúne especialistas em Fórum Internacional de Resíduos perigosos na América Latina

by rafaelteoc

Na próxima quinta-feira, 9/6, às 11h, a Veolia, referência mundial em gestão de água, resíduos e energia, promove o Fórum Internacional “Resíduos perigosos e sua gestão na América Latina”. O encontro é online e tem como objetivo analisar os desafios, as regulamentações e as tendências globais, analisadas por especialistas do setor. Para participar, os interessados deverão se inscrever gratuitamente no site da companhia, através do link de inscrição .

Com base na análise do Instituto de Física Interdisciplinar e Sistemas Complexos da Espanha (IFISC), a cada ano são produzidos de sete a 10.000 milhões de toneladas de resíduos no mundo. Desse total, entre 300 e 500 milhões são de resíduos perigosos. Nos últimos 30 anos, o volume cresceu 500%, levando sociedades, indústrias e governos a adotarem ações coletivas diante desse cenário que, se não for bem gerenciado, pode trazer riscos à emergência climática.

São considerados resíduos perigosos materiais que possuem as seguintes características: corrosivo, reativo, explosivo, tóxicos, inflamáveis e biológico-infeccioso. Recipientes, contêineres, embalagens e solos que contenham ou tenham sido contaminados com resíduos perigosos também são considerados perigosos.

De acordo com estudos recentes sobre o tema, a pandemia aumentou significativamente a quantidade de resíduos, especialmente os perigosos de tipo hospitalar. A revista científica Heliyon calcula que, desde o surto da doença, a quantidade de resíduos plásticos gerados no mundo é de 1,6 milhão de toneladas por dia, além de 3,4 bilhões de máscaras de uso único descartadas diariamente.

“Como parceiros das indústrias, estamos focados em fornecer soluções que contribuam para alcançar a transformação ecológica, e estamos cientes de que isso, em grande parte, faz parte de uma gestão e tratamento eficiente de resíduos perigosos. Acreditamos que a economia circular é a resposta que nos permite enfrentar os desafios da poluição, gestão de recursos e sua preservação”, comentou Juan Pablo Diaz, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Veolia na América Latina.

Bruno Forissier, Diretor de Operações da Veolia Brasil, destaca a importância de desenvolver e implantar soluções de economia circular para a gestão dos resíduos Classe II, como uma das prioridades. “Nosso desafio é tratar, eliminar e recuperar os resíduos respeitando o meio ambiente, a segurança e a minimização desse tipo de resíduos. A boa gestão dos chamados “resíduos perigosos”, garantirá o bem-estar da população, assim como a sua saúde, além de contribuir com o propósito da Veolia, que é o de transformação ecológica”, completa.