Home Gestão Sustentável União Química comemora dois anos do Programa Raízes com ação de reflorestamento em Brasília (DF)

União Química comemora dois anos do Programa Raízes com ação de reflorestamento em Brasília (DF)

by rafaelteoc

Programa socioambiental leva capacitação educacional a escolas públicas e tem por objetivo o plantio de 1 milhão de árvores até 2027 em cidades onde a União Química tem planta fabril.

Distrito Federal já recebeu 50 mil mudas e foi iniciado um novo ciclo de plantio com mais 110 mil mudas.

A União Química renovou sua a parceria com o Instituto Arvoredo para o plantio de 110 mil mudas, em diversas áreas em Brasília, o marco de início dessa ação ocorreu no Parque Ecológico do Riacho Fundo II, em Brasília (DF). A ação de reflorestamento, faz parte do programa Raízes da Uniao que celebra dois anos, e contou com a participação de moradores do entorno e voluntários que receberam espécies nativas do cerrado e as plantaram nas áreas do parque já preparadas para receber as novas mudas.

“Vamos seguir o principal objetivo desse programa que é deixar um legado positivo para as atuais e futuras gerações. Estamos comemorando dois anos do Raízes da União. Mais do que restaurar o cerrado brasileiro, estamos cuidando da maior biodiversidade do planeta”, destaca Nirceu Tavares, diretor Jurídico Corporativo, Compliance e ESG.

No Cerrado, já foram plantadas 50 mil mudas, e agora foi iniciado um novo ciclo com 110 mil mudas, das quais 10 mil serão distribuídas para a população. Posteriormente, o Instituto Arvoredo fará o acompanhamento do crescimento de cada árvore. “Nossa parceria com importantes institutos de reflorestamento e com a população engajada nos aproxima da nossa meta de um futuro mais sustentável e preservado”, conclui Nirceu.

Dois anos de Raízes da União

O Programa Raízes da União, lançado em 2021, tem o objetivo de plantar 1 milhão de mudas nos estados de São Paulo, Minas Gerais e no Distrito Federal, regiões onde estão localizadas as unidades industriais da União Química no Brasil. As espécies escolhidas para o plantio serão todas nativas dos biomas da Mata atlântica e Cerrado presentes nesses estados.

O Raízes também conta com outros parceiros, em São Paulo, onde as ações de plantio ocorrem na Serra da Cantareira, principal abastecedor de água desse Estado, em Minas Gerais, em áreas ao Sul do Estado, no entorno da Serra da Mantiqueira, e em Brasília em diversos parques. O programa já computou 250 mil mudas, e a expectativa é alcançarmos a marca de 400 mil mudas em 2024.

Em dois anos, o programa evoluiu e incluiu com uma vertente de educação socioambiental, capacitando educadores de escolas públicas para a levar a temática para a sala de aula. No ano de 2023, foram capacitados dois mil professores, impactando aproximadamente 30 mil alunos.

Sobre a União Química

O Grupo União Química se posiciona entre as maiores indústrias farmacêuticas brasileiras, com crescimento de mais de dois dígitos ao ano, nos últimos cinco anos. A estrutura está definida em cinco unidades de negócios: Farma (OTCs, Marcas e Genéricos), Genom (Prescrição Médica), Hospitalar (Hospitais Públicos e Privados), Agener Saúde Animal e Terceirização para grandes empresas nacionais e multinacionais.

Além disso, a empresa possui um dos maiores complexos industriais do mercado farmacêutico, com nove plantas e um centro de distribuição que atendem com excelência às normas nacionais e internacionais de produção e distribuição de medicamentos. A fábrica Bthek (DF) se dedica à pesquisa, desenvolvimento e comercialização de medicamentos biotecnológicos. A biotecnologia faz parte do presente e do futuro do Grupo União Química.