PWTech participou de missões humanitárias que enviaram, para a Ucrânia e Haiti, 100 unidades do sistema capaz de purificar água de rios, lagos e açudes
Entre os dias 9 e 13 de maio, os representantes da startup brasileira PWTech participaram da 13ª Semana de Redes e Parcerias Humanitárias, que aconteceu na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), localizada em Genebra, na Suíça. Anualmente, o evento reúne mais de 2 mil autoridades especialistas em crises humanitárias para debater soluções de grande impacto internacional.
Fernando Silva, engenheiro químico e CEO da startup, conta que recebeu o convite graças ao protagonismo nas missões humanitárias que, em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação, um braço do Ministério das Relações Exteriores, enviou 100 sistemas de purificação de água para atender civis afetados pela guerra na Ucrânia, em março deste ano, e para auxiliar o governo do Haiti, em 2021, que sofreu com um terremoto de magnitude 7,2. Estima-se que as ações tenham ajudado mais de 160 mil pessoas em situação vulnerável.
“Foi uma experiência única. Tivemos a oportunidade de mostrar a nossa solução e falar com autoridades do mundo inteiro sobre o nosso propósito, que é seguir ajudando governantes a garantir água potável para toda população”, conta o empreendedor que também promove ações de cunho socioambiental em território nacional. Clique aqui e conheça o projeto Nascente, na Ilha do Bororé, em São Paulo (SP).
Durante o evento, Fernando esteve acompanhado da cofundadora da PWTech, a engenheira química Maria Helena Cursino, e, juntos, participaram de debates sobre cooperação e assistência humanitária em crises internacionais. Para traçar as “Prioridades Estratégicas 2022/2023” do Comitê Permanente de Interagências (ISAC, na sigla em inglês), foram discutidos os tópicos: ações antecipadas, mudanças climáticas, respostas emergenciais em pandemias, inclusão, gerenciamento de risco de segurança e ação humanitária.
Entre os dias 9 a 13 de maio, o evento aconteceu de forma híbrida, ou seja, os participantes optaram por acompanhar os debates de forma virtual ou presencial, na Suíça. “Decidimos ir ao evento para expor nosso equipamento e mostrar como ele é prático, eficiente e de baixo custo. Foi um sucesso e acreditamos que nos trará grandes parcerias em breve”, conta Maria Helena. Até o dia 20 de maio, o evento seguiu apenas em formato on-line.
PW566
O PW5660, como foi intitulado, pesa apenas 12 quilos e é capaz de purificar quase 6 mil litros de água por dia, garantindo isenção de bactérias, vírus, coliformes fecais e metais contaminantes, tornando-a ideal para o consumo humano. Com este sistema, qualquer pessoa consegue consumir água de qualidade proveniente de rios, lagos, córregos e açudes sem colocar a saúde em risco.