Home Gestão Sustentável Na abertura da Rio Innovation Week, ministra aponta desafios do país contra a crise climática

Na abertura da Rio Innovation Week, ministra aponta desafios do país contra a crise climática

by rafaelteoc

El Niño e aumento da temperatura na Amazônia já causam seca de rios e podem ser responsáveis por mortes de botos e tucuxis

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, destacou nesta terça-feira (3), no Rio de Janeiro, o papel do governo federal no enfrentamento à crise climática. Em discurso na abertura da Rio Innovation Week, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação da América Latina, Luciana Santos afirmou que as mudanças do clima não são um problema do futuro, mas já causam danos graves ao país.

“A Amazônia vive uma das maiores secas da história, resultado da combinação de dois fenômenos simultâneos: o El Niño e o aquecimento do Atlântico Tropical Norte. Em algumas regiões, o leito dos rios já está seco e inviabiliza a navegação. Essa alteração na temperatura das águas pode ter provocado a mortandade de botos e tucuxis que habitam o Lago Tefé, causando uma tragédia ambiental de grandes proporções na região do Médio Solimões”, afirmou.

Entre as ações do governo federal para adaptação do país à crise climática, a ministra descreveu programas do MCTI voltados à bioeconomia, reindustrialização em bases verdes e energias alternativas, apontando como o Brasil pode aproveitar seus recursos para gerar riqueza e inclusão sem a exploração da floresta.

“A biodiversidade possui potencial genético e constitui a maior possibilidade de gerar riqueza e inclusão social sem destruir a floresta e envolvendo as comunidades que nela habitam. A bioeconomia pode impulsionar a reindustrialização do Brasil em bases verdes, oferecendo alternativas de baixa emissão de carbono, agregando valor para toda a cadeia produtiva”, disse.

Luciana Santos também lembrou o lançamento da Rede de Descarbonização, Mobilidade e Logística pelo ministério e a Embrapii e a participação das agências de fomento em programas como o Rota 2030, que incentiva novas tecnologias no setor de transporte.

“Mais recentemente, lançamos a Rede de Descarbonização, Mobilidade e Logística com a perspectiva de preparar o Brasil para a agenda da mobilidade do futuro, que inclui veículos autônomos, mais conectados e sustentáveis. Portanto, temos a compreensão do papel do MCTI de conectar a produção do conhecimento com o desenvolvimento de soluções inovadoras”, concluiu.

Rio Innovation Week

Um dos maiores eventos de inovação e tecnologia da América Latina, o Rio Innovation Week acontece de 3 a 6 de outubro no Pier Mauá, no Rio de Janeiro. Serão 30 conferências, mais de 1.700 palestras, participação de mais de 200 empresas, instituições de pesquisa e experiências, em um espaço total de 60.000 metros quadrados.

Imagem: Luara Baggi