Home Ecologia Concurso ambiental “Ao Redor da Iberoamérica” é realizado em escolas municipais de Santa Catarina e São Paulo

Concurso ambiental “Ao Redor da Iberoamérica” é realizado em escolas municipais de Santa Catarina e São Paulo

by rafaelteoc

A iniciativa visa conscientizar crianças sobre a importância de preservar o meio ambiente. Este ano o tema será proteção e reutilização da água.

O Programa de Educação Ambiental, “Ao Redor da Iberoamérica”, promovido pela Veolia, juntamente com a Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI), com alunos do 5º ano de escolas municipais, completa 10 anos. A iniciativa tem como objetivo conscientizar os estudantes sobre diferentes questões ambientais, como proteção da biodiversidade, economia circular, energia renovável, reciclagem, entre outros assuntos. Este ano o tema será “A urgência de cuidar da água: pequenas ações, grandes mudanças”, para aumentar a conscientização das crianças sobre a proteção e reutilização da água.

A iniciativa é realizada em sete países da América Latina onde a Veolia atua: Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, México e Equador. No Brasil participam escolas municipais do Estado de Santa Catarina: Antônio Carlos, Balneário Piçarras, Barra Velha, Biguaçu, Blumenau, Bombinhas, Brusque, Navegantes, Palhoça, São Francisco do Sul, São José, Tijucas, Palhoça, Penha e Governador Celso Ramos e, em São Paulo, Sorocaba. No Brasil, serão 171 escolas envolvidas no programa e cerca de 8 mil crianças serão beneficiadas, aprendendo sobre o cuidado da água e do meio ambiente.

Até o mês de outubro, as crianças realizarão atividades didáticas, recreativas e criativas em sala de aula, e, ao final do período, participarão de um concurso cultural. Nele, elas deverão elaborar um projeto que contribua para a economia e os cuidados com a água, aplicando o conhecimento das diferentes ações vistas em sala de aula. O estudante deverá gravar um vídeo de 3 a 5 minutos, apresentando o projeto e descrevendo seus benefícios para o meio ambiente.

Na seleção, cada escola deverá enviar os três melhores vídeos para a Secretaria Municipal de Educação, que os encaminhará para a Veolia Brasil. Um comitê especial da empresa e da OEI selecionará os três melhores vídeos do país para serem votados nas redes sociais do programa. O vencedor nacional será premiado com um Kit Digital, contendo computador, impressora e internet por um ano, além de uma bolsa de estudos para um curso de sua escolha. A melhor escola também será premiada pela Veolia, recebendo três computadores e uma impressora. Além disso, ao final do concurso, todos os estudantes participantes serão contemplados com brindes da empresa.

“A Veolia tem o propósito da transformação ecológica no mundo, e a Educação Ambiental é um dos principais pilares para trabalhar junto com a sociedade, pois somente juntos conseguiremos renovar o mundo. Esse programa é uma oportunidade de incentivar as crianças que ainda estão em formação a serem agentes de transformação na própria comunidade”, avalia o CEO da Veolia Brasil, Pedro Prádanos.

Para Raphael Callou, diretor e chefe da Representação da OEI no Brasil, a ação conjunta com a Veolia é de suma importância para o país e o mundo. “O Brasil vem registrando vários episódios de escassez hídrica neste início de século. Segundo estudos da OEI, essa crise está relacionada ao abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, mas, sobretudo, em uma mudança de percepção sobre o uso consciente da água. A iniciativa da Veolia, em parceria com a OEI, é fundamental para promover no Brasil uma educação cidadã nas escolas”, afirmou.

Sobre o programa

Ao Redor da Iberoamérica teve início em 2012 com o objetivo de garantir que as crianças sejam ambientalmente informadas e preparadas para desenvolver atitudes e habilidades práticas que melhorem sua própria qualidade de vida e da comunidade onde vivem. Desde o seu lançamento, mais de 180 mil estudantes de toda América Latina já participaram da iniciativa. Com programas de aulas e materiais didáticos preparados por especialistas para alunos e professores, o Ao Redor foca na construção de um aprendizado inovador, trazendo, além de educação ambiental, valores como respeito à diversidade, ao espaço comum, social e cultural e às vidas de todos os seres vivos do planeta.