Evento virtual contará com palestrantes nacionais e internacionais, discussões de cases de sucesso e a realização de oficinas temáticas
A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), em parceria com a Associação Internacional de Resíduos Sólidos (International Solid Waste Association – ISWA), com a Agência Ambiental da Suécia (SEPA), University of Leeds (Reino Unido) e Associação Sueca de Gerenciamento de Resíduos (Avfall Sverige) promove, na próxima sexta-feira, 27, a 2ª Conferência Internacional de Prevenção ao Lixo no Mar. A transmissão do evento será realizada pelo Instagram da @abrelpe e @lixoforadaguaoficial, além do canal do YouTube da @abrelpe.
O objetivo do encontro é debater práticas de prevenção e combate ao descarte irregular de resíduos sólidos que poluem estuários e orlas marítimas. A primeira edição do evento aconteceu em 2019, na cidade de São Luís (MA), e reuniu autoridades políticas, gestores municipais, ativistas, pesquisadores e adeptos da causa ambiental.
Na edição deste ano, a expectativa é que a Conferência chame a atenção de novos gestores, municipais e estaduais, para os benefícios da implementação de planos de governança no setor de resíduos sólidos. “A nossa expectativa é de dar prosseguimento a um projeto que foi iniciado ainda em 2018, na cidade de Santos (SP), que depois foi ampliado para mais seis cidades e, hoje, já está em 11, desenvolvendo novas metodologias, novas abordagens e soluções efetivas para prevenção e combate ao lixo no mar”, explica o presidente da Abrelpe, Carlos Silva Filho.
A programação inclui apresentações de cases do Programa Lixo Fora do D’água, na cidade de Manaus e na Baía da Ilha Grande, no Rio de Janeiro, além de quatro oficinas sobre os temas “Comunicação”, “Governança”, “Metodologia do Projeto” e “Banco de Dados”, ministradas por especialistas da Abrelpe, da ISWA, do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e da Avfall Sverige.
“Durante o evento, vamos apresentar resultados de dois casos concretos no Brasil, onde esses desenvolvimentos e metodologias foram colocados em prática e apresentaram uma maneira muito interessante e atual de cuidar do lixo que vai para o mar. No primeiro exemplo, vamos conhecer todo o roteiro implementado para prevenção e combate à poluição dos corpos d’água em Manaus, enquanto que, no segundo, vamos apresentar a proposta de governança para esse tema que é intermunicipal”, frisa Carlos Silva Filho.
Lixo Fora D’água
O projeto Lixo fora D’água é uma iniciativa capitaneada pela Abrelpe que reúne um conjunto de estudos, ações e proposições que visam identificar e combater as fontes terrestres, ocasionadas pela gestão inadequada de resíduos sólidos urbanos, que culminam na poluição das águas. Em sua primeira fase, de 12 meses, o Projeto teve assistência técnica voltada ao município de Santos (SP), onde a equipe técnica gestora do projeto e os consultores especialistas envolvidos voltaram seus “olhos e mentes” às práticas de gestão de resíduos sólidos urbanos atuais para identificar as possíveis lacunas que provocam a destinação incorreta de toda a sorte de materiais pós-consumo – em especial os itens plásticos – no estuário e orla marítima locais. Hoje, o projeto já é desenvolvido em 11 cidades do país.
SERVIÇO
Quem? A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe)
Faz o quê? Realizam, virtualmente, a 2ª Conferência Internacional de Prevenção ao Lixo no Mar
Quando? Sexta-feira, 27 de agosto
Onde? Transmissão do evento será realizada pelo Instagram da @abrelpe e @lixoforadaguaoficial, além do canal do YouTube da @abrelpe.